Horário de funcionamento: Segunda à Sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Acessibilidade

Prefeito em exercício Jocimar Paleta participa do Encontro Regional de Gestores do Arenito Caiuá


Publicado em: 04/09/2017 18:27 | Autor: Valder Ropelli de Menezes

 

 

No dia 27 de julho, o Prefeito em exercício Jocimar Paleta, Presidente da Câmara Municipal Juliano Trevisan Cordeiro, Diretor do Departamento de Saúde Jose Lourenço Tormena, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Indianópolis Wilson de Souza Silva, Valder Ropelli de Menezes, Maria Terezinha Espíndola, Diretora do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e Reginaldo Volpato, técnico da Emater participaram  do Encontro Regional de Gestores do Arenito Caiuá, realizado em Cianorte, com a presença do Governador Beto Richa.  

Durante o encontro, o Governador Beto Richa reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a região. "Atuamos junto aos produtores e lideranças do setor para instituir e ampliar as melhores práticas de produção indicadas para a região do Arenito", disse Richa. 

O encontro reuniu lideranças do setor, cooperativistas, técnicos e secretários municipais de municípios da região e serviu para a divulgação e disseminação da metodologia de produção integrada lavoura/pecuária/floresta, como fator de geração de renda. “Queremos divulgar práticas mais modernas para incrementar ainda mais a produção integrada entre lavoura, pecuária e floresta, com diversificação das propriedades, novas tecnologias e acompanhamento técnico", complementou o governador.

RESULTADO – O Governo Estadual, por meio do Instituto Emater e Iapar, acompanha 15 propriedades rurais na região, que recebem assistência técnica para a implantação do cultivo integrado. Elas são unidades de referência e servem de modelo para as demais. “Nosso trabalho é fazer a difusão da metodologia nesses locais e dar todo apoio necessário na organização dos produtores, com correção do solo, manejo da pastagem e introdução de novas culturas, assim, mostramos aos produtores que o método é confiável é dá resultado”, relatou o presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann. 

RENOVAÇÃO - Entre as ações recomendadas pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento está a renovação da lavoura e a criação de gado na mesma área, junto com o plantio de árvores. O secretário Norberto Ortigara explicou que um dos modelos é a renovação da pastagem com grãos e com braquiária (que aumenta a fertilidade do solo), o que encurta o tempo do abate do gado. “Ao mesmo tempo, o agricultor pode plantar árvores de eucaliptos, que além de fazer sombras para os animais, podem ser aproveitadas no futuro na indústria de celulose”. Para o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, a parceria entre o Estado e a cooperativa tem sido essencial para o desenvolvimento da região. “Nos últimos anos, temos sido atendidos pelos órgãos governamentais, mas acredito que uma parceria mais próxima poderia gerar ainda mais resultados”, disse.

PRODUTIVIDADE – O pecuarista Gerson Magnoni Bortoli, de Perobal, próximo a Umuarama, implantou a metodologia de cultivo integrado há 12 anos. “A Emater, junto com técnicos da Cocamar, tem nos dado assessoramento e treinamento e apoio no desenvolvimento da propriedade”, contou.

No verão, Bortoli produz grãos, como a soja, e no inverno ele trabalha com a pecuária. “Desde então, dobrei minha produtividade, saindo de 35 para 70 sacas de soja por hectare, volume que chega a ser maior do que a média estadual e a nacional”, contou.

ARENITO – A região do Arenito é a mais importante região pecuária paranaense e tem 72% de sua área coberta por pastagens. De acordo com a Emater, 36,5% do rebanho bovino do Estado, estimado em 9,6 milhões de cabeças.

Participaram do encontro o prefeito de Cianorte e presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte), Claudemir Bongiorno; o diretor-presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalbert; o chefe da Casa Militar, Coronel Élio de Oliveira Manoel; o secretário de Estado de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto; o presidente da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar); Prefeito de cidade Gaúcha Alexandre Lucena,  Diretor-Presidente do Instituto de Florestas do Paraná, Benno Henrique Doetzer; os Deputados Estaduais Jonas Guimarãe, Fernando Scanavaca, Prefeitos Vereadores, Secretários Funcionários Municipais e Estaduais e   lideranças politicas da região.