Horário de funcionamento: Segunda à Sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Acessibilidade

Indianópolis sobe no ranking dos portais da transparência dos municípios do Paraná


Publicado em: 17/12/2020 11:57 | Autor: Alecsandro Manoel de Ornelas

 

 

O Tribunal de Contas aferiu, pelo segundo ano consecutivo, o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) dos portais da transparência dos 399 municípios do Paraná. Os resultados da nova aplicação do indicador, inteiramente desenvolvido pelo corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), foram apresentados em evento online promovido nesta terça-feira (17 de dezembro).

Os números evidenciam que, motivadas pela avaliação feita pelo órgão de controle, as prefeituras realizaram um esforço considerável para adequar seus sites às previsões fixadas na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e em outras normas aplicáveis ao tema.

A primeira prova disso foi o aumento do percentual médio de cumprimento dos critérios do ITP pelos portais. Enquanto em 2019 esse índice foi de 63,98%, em 2020 ele chegou a 69,10%. Além disso, mais do que quadruplicou o número de sites com nota superior a 90%, que passaram de apenas dois para nove. Também quase quintuplicou a quantidade de portais com pontuação entre 80% e 90% - agora são 47, contra somente 10 no ano passado.

O Município de Indianópolis subiu no ranking, saindo da posição número 347 para a posição número 180, o que só foi possível graças aos esforços dos servidores envolvidos com a coordenação da Unidade de Controle Interno.

A administração do prefeito Paulinho Mineiro sempre atuou para que a transparência dos gastos públicos fosse de fácil acesso a todos os cidadãos indianopolitanos.

Para ter acesso ao Portal de Transparência do Município de Indianópolis, favor clicar AQUI

Para ter acesso ao ranking do Indice de Transparência da Administração Pública - ITP, favor clicar AQUI