Aniversário da Cidade
Indianópolis, um dos muitos municípios da vasta região setentrional paranaense, fundada e colonizada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Tendo o início de seu povoamento em 1955, com a vindas das primeiras famílias foi surgindo o povoado.
O vocábulo “indianópolis” é um conjunto das expressões ‘índio” e “polis”, pois o termo “índio” foi empregado na composição de nome da cidade, tomando-se por base o acidente geográfico o “Rio dos Índio”, que banha este município, e prestando homenagem a existência de remanescente indígenas ainda nos primórdios da colonização.
Por ocasião da criação do município o estado do Paraná, rebatizou a cidade com o nome de “Indianópolis”. Também como se percebe em atenção do nome da cidade, as suas ruas, avenidas, praças, seus acidentes geográficos, seus córregos e ribeirões, foram “batizados” com nomes “indígenas”.
Distrito criado com a denominação de Indianópolis, pela lei estadual n.º 4785, de 29-11-1963, subordinado ao município de Rondon. Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o distrito de Indianópolis, figura no município de Rondon.
Somente no século XX, Indianópolis atingiu sua maturidade política, econômica e social, em decorrência do Progresso e Evolução da Humanidade, uma das Unidades da Federação, e em particular no quadrante do Paraná e Pátria Brasileira.
Em virtude da Lei Estadual nº 5.496 de 02, de fevereiro de 1967, foi elevado a Município, com território desmembrado do Município de Rondon, tendo sido instalado em 14 de dezembro de 1968.