Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Indianópolis, quinta-feira, 08 de dezembro de 2022 Telefone (44) 3674-1108

Atendimento Atendimento: Segunda à Sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Prefeitura Municipal  de Indianópolis
Quin
08/12
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 24 °C
Índice UV
14.0
Sext
09/12
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 25 °C
Índice UV
14.0
Sáb
10/12
Parcialmente Nublado
Máx 34 °C
Min 25 °C
Índice UV
14.0
Domi
11/12
Parcialmente Nublado
Máx 34 °C
Min 24 °C
Índice UV
14.0

Saúde - Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria Municipal de Saúde realiza a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa.

Secretaria Municipal de Saúde realiza a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa.


A Secretária Municipal de Saúde de Indianópolis, realizou a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa nesta segunda feira dia 03 de outubro de 2022, que é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante esse mês, abordamos o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

 

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

 

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

 

História

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

 

Lembramos a todas as mulheres que estamos com a agenda aberta para coleta de preventivos durante o período do dia e da noite, na Unidade Básica de Saúde, podendo ser agendado pelo telefone (44) 3674-1020 ou presencialmente na unidade.

 

Contamos com a presença de todas as mulheres do nosso município.

 

“QUEM AMA SE CUIDA”

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

2 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFI - 2022

R$ 39,36

Versão do sistema: 2.0.0 - 02/12/2022

Portal atualizado em: 08/12/2022 13:30:20

Prefeitura Municipal de Indianópolis - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.