Assistência Social - Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023

Eleições Conselho Tutelar 2023

Dia 1º de outubro é dia de escolher quem será o representante na defesa dos direitos das crianças e adolescentes

Eleições Conselho Tutelar 2023

A Comissão Especial do Processo de Escolha realizou, no dia 15/09/2023, uma reunião com todos os candidatos, mesários e mesárias que trabalharão no dia da eleição, com o objetivo de orientá-los sobre como proceder no dia da eleição. Caso os candidatos não sigam as regras de campanha, estarão sujeitos a penalidades, conforme previsto na legislação e no edital do processo.

O processo de escolha acontecerá no dia 1º de outubro, das 8h às 17h e todos os cidadãos maiores de 16 anos, inscritos como eleitores no município de Indianópolis e em dia com suas obrigações eleitorais, poderão votar para conselheiro tutelar. No momento da votação, o eleitor deverá apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto e poderá escolher apenas um candidato, sendo que esse voto é direto, secreto e intransferível.

O local de votação será na Escola Municipal Izolda Rizzato Liuti - Ensino Fundamental, com endereço à Rua José Cantador, 221 - Jardim Moradias Pioneiras, nesta cidade de Indianópolis, Estado do Paraná. O resultado da eleição será publicado imediatamente após a eleição, em edital publicado nos espaços oficiais de publicação do município, inclusive em sua página eletrônica, bem como afixado em mural do Município e do CMDCA, contendo os nomes dos eleitos e o respectivo número de votos recebidos.

O voto no processo de escolha do Conselho Tutelar é facultativo, ou seja, não obrigatório. No entanto, é um ato significativo considerando que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, todo cidadão é responsável pela mobilização popular em torno da causa da infância e da juventude. É importante que os eleitores de Indianópolis conheçam os candidatos e compreendam o papel do conselheiro tutelar para que possam fazer a melhor escolha.

Os conselheiros tutelares atuam na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, intervindo sempre que houver alguma ameaça ou violação, seja pela sociedade, Estado, pais, responsáveis ou em razão de sua própria conduta. Além disso, os conselheiros também realizam ações preventivas, fiscalizando entidades e mobilizando a comunidade para a promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Quer conhecer mais sobre a atuação do Conselho Tutelar? Clique no link abaixo, onde o Ministério Público do Paraná explica, em uma entrevista, o que são e para que servem os Conselhos Tutelares e como a população pode participar das eleições.

Link: https://mppr.mp.br/Noticia/Entrevista-explica-o-que-sao-e-para-que-servem-os-Conselhos-Tutelares-e-como-populacao-pode

Conheça os candidatos inscritos no processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Indianópolis que estão concorrendo a 5 vagas para o mandato que terá início no dia 10 de janeiro de 2024. A campanha eleitoral encerra-se no próximo dia 30 de setembro.  Confira a lista dos candidatos e seu número de votação: