Saúde - Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020

13ª Regional de Saúde faz reunião com os profissionais de saúde de Indianópolis

No último dia 31 de janeiro estiveram presentes na Secretaria de Saúde de Indianópolis representantes da 13ª Regional de Saúde: Renata Maria C.
Nagao (Chefe da Seção de Atenção Primária), Patrícia Mendes (Chefe da Seção de Vigilância Sanitária) e Rogério Sossai (Chefe da Divisão de Vigilância em Saúde).
O objetivo da visita foi em demonstrar aos profissionais em saúde como estão os casos de Dengue no Estado do Paraná, nas macrorregionais e na região da 13ª Regional de Saúde, onde ficaram evidentes que a Dengue está aumentando e que alguns municípios já estão vivendo momento de epidemia, como é o caso de Indianópolis.
Os assuntos abordados foram: boletim epidemiológico de Indianópolis; tipos de dengue; sinais e sintomas; sinais de choque; classificação e manejo do paciente; alerta quanto a classificação de risco: A, B, C e D; monitoramento do paciente com caso suspeito e/ou confirmado de Dengue; hidratação oral e hidratação por soroterapia em casos mais graves que requer internamento.
José Lourenço Tormena (Secretário Municipal de Saúde), em sua fala esclareceu quais foram as decisões que o município de Indianópolis adotou em relação à prevenção e para que não aumentem novos casos de dengue, e ressaltou que não basta apenas os profissionais de saúde (ACS’s e Agentes de Endemias), realizar os bloqueios e/ou visitas para reforçar o que a população já sabe, que é apenas cuidar dos seus quintais.
O Setor de Endemias de Indianópolis apontou no mapa do município, quais os locais que estão sendo considerados críticos neste enfrentamento da Dengue neste ano de 2020.
O enfermeiro Paulo Uziel também explanou de uma forma sucinta como vem sendo realizado os cuidados com os casos de pacientes que são confirmados como Dengue, seus monitoramentos e até mesmo nos domicílios em casos prioritários, onde requer atenção diária dos pacientes.
Salientou também que faz toda a diferença a atenção que a gestão municipal oferece aos profissionais de saúde, bem como aos pacientes, disponibilizando profissionais de saúde para estarem de prontidão no combate à Dengue, mesmo nos finais de semana e feriados, e lembrou que os exames laboratoriais são realizados em tempo hábil, para melhor conduta no diagnóstico e cuidados ao paciente.