.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 05 de Setembro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde realiza 1º Encontro de Puericultura

Saúde realiza 1º Encontro de Puericultura


O Departamento de Saúde de Indianópolis, por meio do Programa Saúde da Família – PSF, realizou na sexta-feira (11/08), na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde o 1º Encontro de Puericultura, coordenado pelas enfermeiras Melissa Lais e Vanessa de Angelo Crepaldi e demais funcionários do programa com palestra ministrada pela médica do programa, Dra.
Juraci Campos Piloto.
A Puericultura é a área da medicina que acompanha o crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.
Ela não só observa cada um desses aspectos, como também avalia como a criança se utiliza deles para se relacionar com as pessoas à sua volta.
Com a puericultura, é possível detectar problemas precocemente, estabelecer diagnóstico de falha ou atraso do desenvolvimento em áreas específicas e intervir positivamente diante das alterações que surgirem.
A assistência de puericultura é fundamental para a prevenção de várias doenças durante os primeiros anos de vida da criança incentivando à amamentação.
Segundo, a Dra Juraci, a puericultura consiste na arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades.
“Nas avaliações de puericultura são avaliados seu desenvolvimento físico, seus reflexos, sua alimentação, calendário vacinal, as condições de higiene, como brinca, todo seu desenvolvimento físico-psicomotor”, explica.
A Dra Juraci acrescenta que o crescimento é avaliado através da aferição periódica do peso, da altura e do perímetro cefálico em sua análise em gráficos são indicadores das condições de saúde das crianças e é importante que a primeira consulta ocorra até os sete dias de vida do recém-nascido e com um mês a segunda.
As ações preventivas e educativas são realizadas em consultas com frequência e regularidade pré-determinadas, em função dos momentos especiais de cada idade, nos quais a criança requer mais cuidados, para garantir seu crescimento e desenvolvimento com qualidade.
Os encontros serão realizados mensalmente no Departamento de Saúde e o público alvo são mães de crianças menores de dois anos com seus respectivos filhos.

384 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFI - 2022

R$ 39,36

.
UFI - 2023

R$ 41,71

.
.

Prefeitura Municipal de Indianópolis - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.