No dia 28 de abril (segunda-feira), o Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano - COMUDU, com o apoio da Prefeitura Municipal de Indianópolis sediou a Conferência Municipal da Cidade, realizado no Centro de Eventos e Lazer Camila Caroline Hofmann. O evento é uma etapa preparatória para a 7ª Conferência das Cidades do Estado do Paraná e para a 6ª Conferência Nacional das Cidades.
O tema da Conferência foi “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, norteado por cinco eixos: Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes e Governança e Participação Social, apresentado pela palestrante, Marcia Cristina Maranca.
O encontro foi uma oportunidade para a população discutir e propor soluções para grandes desafios enfrentados. Além disso, foram eleitos delegados para a etapa estadual da conferência, que acontecerá na cidade de Curitiba, nos dias 11 a 13 de junho.
A conferência seguiu as diretrizes do Ministério das Cidades e da Secretaria Estadual das Cidades que visa discutir políticas públicas para o desenvolvimento urbano.
O Prefeito de Indianópolis, Paulinho Mineiro, falou que a conferência de nível municipal que acontece em Indianópolis é importante para que as políticas públicas cheguem ao encontro das necessidades dos cidadãos que ali habitam, visando o desenvolvimento econômico, social e sustentável.
“A gente está aqui para debater, é um dia todo dessa conferência, para debater justamente o futuro de Indianópolis, para fomentar o desenvolvimento econômico, social e sustentável, tanto urbana como a rural para que a gente possa, de fato, ter resultados reais e efetivos para a melhoria da qualidade de vida para a nossa população de Indianópolis. Teremos hoje a nossa conferência municipal, na sequência teremos a conferência estadual e na sequência teremos também a conferência nacional das cidades, que vai debater o país como um todo.”
O Presidente da Conferência Municipal da Cidade de Indianópolis, Igor Grano Carvalhaes, também falou da importância de haver o debate público:
”É de suma importância essa conferência. Ninguém conhece mais Indianópolis do que quem aqui mora. Então precisamos enquanto comunidade trazer essas demandas para que possamos realmente ter um trabalho efetivo, que o que for decidido atenda a nossa comunidade e também propostas para o Estado do Paraná. Então, esse é o momento para que todos possam apresentar suas propostas para debatermos juntos e que possamos fazer realmente uma cidade que atenda a todos”
Indianópolis