A eficácia e segurança das vacinas contra Covid-19 em crianças e gestantes
Quais são os riscos e efeitos colaterais da vacina contra COVID-19?
Vacinas contra a COVID-19: o que esperar dos efeitos colaterais?
O uso de vacinas tem a melhor relação de risco-benefício para o controle de doenças imunopreveníveis que o uso de medicamentos para sua cura. BENEFÍCIOS: Reduzir número de pessoas com sintomas, internações, casos graves e óbitos pela COVID-19, reduzindo, dessa forma, a circulação do vírus. POTENCIAIS RISCOS: Neste momento, não se recomenda a administração simultânea das vacinas COVID-19 com outras vacinas, considerando a ausência de estudos de coadministração, que será avaliada durante a farmacovigilância. Conforme indica o “Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra COVID-19”, do PNI/MS, deve haver o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses a serem tomadas. Para acessar favor clicar em Fundação Oswaldo Cruz (em azul).
INFORMAÇÕES: Para produzir a vacina, o vírus é inativado, ou seja, substâncias químicas são adicionadas para que o vírus não seja capaz de causar doença, ficando “morto”. Depois é acrescentado o hidróxido de alumínio, que é uma substância já bem conhecida como adjuvante para que a vacina induza proteção (anticorpos) nas pessoas vacinadas. O esquema de vacinação é de 2 doses com diferença de 14 a 28 dias entre elas. BENEFÍCIOS: A vacinação poderá diminuir o risco de uma pessoa ter a doença causada pelo vírus, entretanto, nenhuma vacina é completamente eficaz. Além disso, necessita-se de algumas semanas para que seja obtida uma resposta imune (proteção) adequada. Para acessar favor clicar em Instituto Butantan (em azul).
A vacina da Pfizer e da BioNTech contra a COVID-19 é baseada no RNA mensageiro, ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus, especificamente o vírus SARS-CoV-2. A ideia é que o mRNA sintético dê as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do vírus. Uma vez produzidas no organismo, essas proteínas (ou antígenos) estimulam a resposta do sistema imune resultando, assim, potencialmente em proteção para o indivíduo que recebeu a vacina. Para acessar favor clicar em Pfizer e BioNtech (em azul).