Educação - Terça-feira, 26 de Dezembro de 2017

Indianópolis realiza mais uma formatura do Proerd

No último dia 30 de novembro, os alunos das turmas dos 5os anos da Escola Municipal Cecília Meireles participaram da formatura comemorativa pela conclusão do curso Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), atividade executada pela Polícia Militar (PM), em parceria com a Divisão de Ensino de Indianópolis.
A cerimônia, que aconteceu no Centro Municipal de Eventos, contou com a presença dos 54 formandos, dos pais e familiares, além do corpo docente e funcionários da escola.
A cerimônia foi conduzida pelos instrutores do PROERD e com a participação da comunidade escolar e local.
O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de drogas que ensina técnicas centradas na resistência à pressão auxiliando as crianças a dizerem não às drogas, sendo eminentemente preventivo, estratégico, tem como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural e a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.
As lições têm como objetivo o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.
“Os formandos concluíram mais uma etapa na formação de cidadãos, pois o programa consiste em atividades educacionais ministradas com base em um aprendizado cooperativo visando auxiliarem os alunos a reconhecer e resistir às pressões diretas e indiretas que levam ao consumo de drogas, ou a participação em atividades violentas, através do desenvolvimento das habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões e resoluções de conflitos de forma pacífica”, explicou o Sargento Mazzeti.
A Diretora da Escola Municipal Cecília Meireles, Fátima Campagnoli Garcia, ressaltou “Que é uma grande satisfação ter o Proerd na escola, inserindo em nossos alunos a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, para que tenhamos uma sociedade mais justa e segura”.
A Chefe da Divisão de Ensino, Thaise de Fátima dos Santos Albanez, mencionou “Que as ações previstas no programa é para fins de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes em nossa escola e até mesmo em nosso município”.
Representando o Prefeito Paulinho Mineiro, o Vice-Prefeito Jocimar José Paleta, ressaltou que “Construir uma cidade é cuidar das pessoas e esse compromisso que nós temos através de programas sociais como o Proerd, que em parceria com a Polícia Militar, traz para as crianças valores importantes que eles vão levar para o resto da vida, pois isso é fundamental, porque é nossa obrigação cuidar dessas crianças, que são o futuro do nosso munícipio”.
Ao final do evento, os alunos receberam o certificado e uma lembrança, e ainda, participaram do sorteio de uma bicicleta.
Também estiveram presentes a vice-diretora Escola Municipal Cecília Meireles, Rosinei Inácio; a coordenadora pedagógica, Vilaine Bronzi, e as professoras: Vilma Lucindo, Maria da Costa Cordeiro e Daniela Patrícia Poli, presidente da APMF – Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Municipal Cecília Meireles, Patrícia Azevedo; comandante da 3ª Cia do BPEC – Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, o Sargento Mazetti; vereador Fernando Henrique Gonçalves Ferreira, representando a Câmara Municipal; comandante do Destacamento da Policial Militar de Indianópolis, Soldado Aguilera e os instrutores presentes: Soldado Rhay, do Município de Cianorte/São Manoel do Paraná/Japurá e Ana Paula Mitz, instrutora no Município de Indianópolis.