Educação - Terça-feira, 26 de Dezembro de 2017

Programa NASF implanta Auriculoterapia e Treinamento Funcional no Grupo de Peso

O Departamento de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza sessões de auriculoterapia e treinamento funcional para o Grupo de Peso.
A auriculoterapia é uma terapia que consiste na estimulação com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.
As sessões de auriculoterapia estão sendo realizadas pela fisioterapeuta do NASF, Caroline de Andrade Menezes e esta atividade faz parte de um programa de tratamento à obesidade, que conta com reeducação alimentar, ou seja, acompanhamento nutricional, psicológico e atividade física, dessa forma, é realizado o treinamento funcional com o professor Rudinei Demore, que é baseado em movimentos como andar, correr, baixar, puxar, esticar e diversas outras ações que utilizam o esforço natural e peso do corpo como aliados do exercício, promovendo mais força muscular, melhora da flexibilidade, otimização da coordenação, equilíbrio, condicionamento cardiorrespiratório, emagrecimento e contribuindo com o aumento da autoestima O acompanhamento nutricional é realizado pela nutricionista Valéria Ribeiro e o acompanhamento psicológico é realizado pela Psicóloga e também coordenadora do Programa NASF, Michelli Klein.
“O Programa NASF já realiza esse tipo de grupo há vários anos, sempre obtendo bons resultados, porém esse ano de 2017 foram incluídas a Auriculoterapia e o Treinamento Funcional para auxiliar no processo de emagrecimento e não adoecimento, evidenciando que o programa em grupo traz aos participantes um resultado mais eficaz, já que participando do grupo, os indivíduos ganham não só com a redução de peso, mas também a melhora da sua auto-estima, do humor, da qualidade de vida e principalmente da saúde”, frisou o diretor do Departamento de Saúde, Jose Tormena, que apoia e incentiva todas as atividades realizadas pelo NASF.